Tira-dúvida - o uso do porque, por que, porquê e por quê.



A aula de hoje eu tratarei de forma simples, descomplicada e repleta de exemplos pois é dessa forma que melhor pode se explicar um assunto um tanto confuso.

Porque – conjunção cuja função é explicar algo. Pode ser substituído por pois e que.

Exemplos: A juventude às vezes erra porque é muito ansiosa.”
                    “Voltei a estudar porque preciso tirar boas notas.”

      
Por que – pronome interrogativo.

Exemplos: “Por que não me acordou às 8 horas?”
                    “Por que você não me deixa em paz ?”    

O por que pode ser usado no meio da frase quando ela expressar dúvida, indagação. Pode ser também substituído por por qual razão, por qual motivo.

Exemplos: "Não sei por que você se foi."  - Não sei por qual motivo você se foi.
                    "Eu  não sei por que você ainda não foi dormir, meu filho."  

Por quê – pronome interrogativo usado no final das frases.

Exemplos: “Não me acordou às 8 horas por quê ?"
                    “Está estudando espanhol por quê ?”


Porquê - substantivo masculino, explicação de um fato; razão, motivo.

Exemplos: “Não vai dizer-nos o porquê(o motivo, a razão) de seu estranho procedimento?”
                    Os porquês da sociedade pós-moderna.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dica do dia: a forma correta de se escrever horas

O galês possui a maior palavra do mundo

Gerundismo: linguagem informal ou vício de linguagem ?